Aparelho pode por fim às torres de celulares
Flickr / The Ten Dragon |
China Mobile será uma das pioneiras em adotar cubos que substituem antenas |
SÃO PAULO - A Alcatel-Lucent apresentou, ontem, em Londres, uma nova tecnologia capaz de substituir antenas de telefonia baseadas em torres por um pequeno aparelho com menos de 1 quilo.
Chamado de LightRadio, o novo formato é baseado em um pequeno cubo de rádio, de 300 gramas, capaz de emitir o sinal entre frequências de 400 MHz a 4 GHz, e um outro aparelho responsável pelo processamento. Com isso, o conjunto seria capaz de oferecer sinal nos padrões 2G, 3G e 4G simultaneamente.
Entre as vantagens apresentadas pela empresa para a nova tecnologia estão a diminuição da necessidade de locação de espaço para a instalação das antenas, diminuição do consumo de energia por parte das torres e a melhoria da qualidade da cobertura por meio de uma melhor distribuição dos pontos.
Além disso, o padrão LightRadio também oferece a possibilidade de instalar pontos emissores em laterais de prédios, postes ou qualquer lugar onde exista uma demanda por banda larga.
De acordo com presidente de tecnologias da Alcatel-Lucent, Wim Sweldens, oLightRadio não se trata de uma solução doméstica, uma vez que ele possui alcance macro.
O novo formato gerou mais de 200 novas patentes e contou com a parceria da Bell Labs, instituto de pesquisa da Alcatel-Lucent, da HP e da Freescale. De acordo com o comunicado, as teles China Mobile, a americana Verizon e a europeia Orange serão as primeiras a testar o novo formato.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário