A Opera Software
disponibilizou, a primeira versão Release Candidate (RC) da nova grande atualização do navegador da companhia. A versão final deve ser lançada dentro de alguns dias.
O Opera 11.10, pela primeira vez na história do navegador, ganhou um codinome oficial e está ainda melhor. Atendendo pelo nome de “Barracuda”, um peixe que vive em águas rasas dos oceanos, a nova versão do navegador traz uma enorme lista de melhorias, novidades e uma porção de bugs a menos.
Além da questão estética, o Speed Dial do Barracuda está mais personalizável. Agora é você quem escolhe o número de miniaturas a serem exibidas, pode alterar a ordem em que elas são listas e até mesmo o tamanho, para maior ou para menor. A opção de zoom foi incluída no rodapé, no canto direito da janela.
Outras mudanças que valem destaque são: suporte a novos padrões do CSS3; engine Presto atualizada para a versão 2.8; menor consumo de energia em notebook; suporte ao WebP, o novo formato de imagens da Google; entre outros recursos voltados para desenvolvedores.
Se você ficou interessado e quer conferir as novidades do Opera 11.10 Barracuda em seu computador, acesse
esta página e baixe agora mesmo a versão RC, disponível para Windows, Linux/FreeBSD e Mac OS X. Você já deve ter percebido, mas não custa alertar: trata-se de uma compilação preliminar, apenas para testes. Não há previsão de quando a versão final será lançada.